Atendimento à Pessoa com Surdocegueira e a Pessoa com Deficiência Múltipla Sensorial
Ementa: Nesta disciplina, dedicaremos atenção ao atendimento de pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial. Exploraremos o uso de tecnologia assistiva como meio de apoiar a inclusão desses indivíduos na sociedade. Abordaremos estratégias e recursos específicos que podem melhorar a qualidade de vida e a comunicação de pessoas com essas complexas necessidades.
Currículo do curso
Apresentação
- Apresentação
Módulo 1 - Conhecendo a Surdocegueira
- 1 - O que é Deficiência Surdocegueira
- Questionário 1 - O que é Deficiência Surdocegueira
- 2 - Definições de Surdocegueira
- Questionário 2 - Definições de Surdocegueira
- 3 - Terminologias e Classificações
- Questionário 3 - Terminologias e Classificações
- 4 - Comunicação Surdocegueira
- Questionário 4 - Comunicação Surdocegueira
Módulo 2 - Metodologias
- 1 - O que é Surdocegueira Adquirida?
- Questionário 1 - O que é Surdocegueira Adquirida?
- 2 - Serviços do Instrutor Mediador
- Questionário 2 - Serviços do Instrutor Mediador
- 3 - Guia Intérprete
- Questionário 3 - Guia Intérprete
- 4 - Sistema de Calendário
- Questionário 4 - Sistema de Calendário
Módulo 3 - Comunicação
- 1 - Como ocorre a Comunicação da Pessoa com Surdocegueira Congênita
- Questionário 1 - Como ocorre a Comunicação da Pessoa com Surdocegueira Congênita
- 2 - Como ocorre a Comunicação da Pessoa com Surdocegueira Adquirida
- Questionário 2 - Como ocorre a Comunicação da Pessoa com Surdocegueira Adquirida
- 3 - Sistema de Comunicação Utilizada pela Pessoa com Surdocegueira Congênita e Adquirida
- Questionário 3 - Sistema de Comunicação Utilizada pela Pessoa com Surdocegueira Congênita e Adquirida
- 4 - Estratégias de Comunicação para Pessoas com Surdocegueira Congênita e Adquirida
- Questionário 4 - Estratégias de Comunicação para Pessoas com Surdocegueira Congênita e Adquirida
Módulo 4 - Terminologia, Orientação e Mobilidade
- 1 - Terminologia e Comunicação Alternativa - parte 1
- Questionário 1 - Terminologia e Comunicação Alternativa - parte 1
- 2 - Terminologia e Comunicação Alternativa – parte 2
- Questionário 2 - Terminologia e Comunicação Alternativa – parte 2
- 3 - Mobilidade e Orientação - parte 1
- Questionário 3 - Mobilidade e Orientação - parte 1
- 4 - Mobilidade e Orientação - parte 2
- Questionário 4 - Mobilidade e Orientação - parte 2
- 5 - Mobilidade e Orientação - parte 3
- Questionário 5 - Mobilidade e Orientação - parte 3
Módulo 5 - Deficiências Múltiplas
- 1 - Estratégias de Comunicação para Pessoas com Surdocegueira Congênita ou Adquirida
- Questionário 1 - Estratégias de Comunicação para Pessoas com Surdocegueira Congênita ou Adquirida
- 2 - Estratégias para o Acesso da Pessoa com Deficiência Múltipla no Processo Educacional - parte 2
- Questionário 2 - Estratégias para o Acesso da Pessoa com Deficiência Múltipla no Processo Educacional - parte 2
- 3 - Livro de Experiência Real
- Questionário 3 - Livro de Experiência Real
- 4 - Registros Importantes para o Desenvolvimento do Estudante com Surdocegueira e Deficiências Múltiplas
- Questionário 4 - Registros Importantes para o Desenvolvimento do Estudante com Surdocegueira e Deficiências Múltiplas
Módulo 6 - Assistência e Direcionamento
- 1 - Tecnologia Assistiva quanto Área do Conhecimento e seu Uso com as pessoas com Surdocegueira
- Questionário 1 -Tecnologia Assistiva quanto Área do Conhecimento e seu Uso com as pessoas com Surdocegueira
- 2 - Parceria com a Família
- Questionário 2 - Parceria com a Família
- 3 - Apoio ao Mercado de Trabalho
- Questionário 3 - Apoio ao Mercado de Trabalho
- 4 - Esportes
- Questionários 4 - Esportes
Bibliografia ver