Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual
Bibliografia
Deficiência Visual
Referências Bibliográficas
ALMEIDA, Maria da Glória de Souza. Ver Além do Invisível: a imagem
fora dos olhos. 2017. 238f. Tese (Doutorado em Literatura, Cultura e
Contemporaneidade). Rio de Janeiro: PUC-RIO, Departamento de Letras, 2017.
AMIRALIAN, M. L. T. M. Sou Cego ou Enxergo? As questões da baixa
visão. Curitiba, PR: Educar, n. 23, p. 15-28, Editora UFPR, 2004.
BRASIL, 1989, Lei n. 7.853 de 24
de outubro de 1989. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11126.htm.
BRASIL, 2005, Lei 11.126, de 27
de junho de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11126.htm.
BRASIL, 2012, Lei n. 12.587 de 3
de janeiro de 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm.
BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015.
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com
Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm.
BRUNO, M. M. Garcia. O Significado da Deficiência Visual na Vida
Cotidiana: análise das representações dos pais-estudantes-professores.
1999. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação). Campo Grande MS, Faculdade
Católica Dom Bosco, 1999,
BRUNO. O Desenvolvimento Integral do Portador de Deficiência Visual:
da intervenção precoce à integração escolar. São Paulo: Laramara, 1993.
BROWN, Barbara. The Low Vision Handbook for
Eyecare Professionals. NJ, USA: SLACK Incorporated, 2007.
CAIADO, K. R. M. Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e
depoimentos. Campinas, SP: Autores Associados, PUC, 2003.
CERQUEIRA, J. B. O Legado de Louis Braille. IN: Benjamin
Constant, Rio de Janeiro: IBC, 2009, p. 27-41.
COSTA FILHO, H. A.; BEREZOVSKY, A. Análise Crítica do Desempenho
Evolutivo da Visão Subnormal no Instituto Benjamin Constant. Arq. Bras. De
Oftalmol. 2055;68(6): 815-20.
FREITAS JUNIOR, Robson Lopes de. Práticas de Ensino Fundamental em
Geografia, através de Geotecnologias, no Âmbito da Educação Especial para
Alunos de Baixa Visão do Instituto Benjamin Constant (IBC) – Município do Rio
de Janeiro. 2018. 155f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade do
Estado do Rio de Janeiro, 2018.
FIGUEIREDO, E. L. A. A construção
de materiais especializados no cotidiano de estudantes de baixa visão nos anos
iniciais do ensino fundamental. 2022. 134F. Dissertação (Mestrado em
educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2022.
FIGUEIREDO, J. R. M. O Presente pelo passado: variação verbal
em narrativas de deficientes visuais. 2012. 165f. Tese (Doutorado em
Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio
de Janeiro, 2012.
FRANCO, V. Paixã-dor-paixão, phatos, luto e melancolia no nascimento
da criança com deficiência. Ver. Latinoam. Psicopatol.funtam. Vol 18, nº 2,
São Paulo, 2015.
GUERREIRO, P. Instituto Benjamin Constant 150 anos. Rio de
Janeiro: Fundação Cultural Monitor Mercantil, 2007.
HADDAD, M. A. O; SAMPAIO, M. W. Aspectos Globais da Deficiência
Visual. IN: SAMPAIO, M. W; HADDAD, M. A. O; COSTA FILHO, H. A da. e
SIAULYS, M. O. de C. Baixa Visão e Cegueira: os caminhos para a
reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica,
2010, p. 7-16.
LAVORATO, Simone Uler. Método Dialógico, Descritivo e Acessível –
DDA: uma estratégia pedagógica para adaptação de material didático para o
ensino de ciências na perspectiva da escola inclusiva. 2018. 144f.
Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
MACHADO, A. M.; CLAUDIUS. Troca-troca. São Paulo: Editora
Moderna, 1988.
MARTIN, M. B. e BUENO, S. T. Deficiência Visual: aspectos
psicoevolutivos e educativos. São Paulo: Livraria Santos, 2003.
MARTINS, Helena. Três Caminhos na Filosofia da Linguagem. IN:
MUSSALIN, Fernanda; BENTS, Ana Cristina (orgs.). Introdução à Linguística -
Fundamentos epistemológicos. V.3. São Paulo: Cortez, 2004, p.439-473.
MASINI, Elcie. F. Salzano. A Pessoa com Deficiência Visual: um livro
para educadores. São Paulo: Vetor, 2007.
MELLO, Humberto Bethoven Pessoa de. Produção e Validação da Caixa
Tátil-Sonora como Ferramenta Educacional de Tecnologia Assistiva para Alunos
Deficientes Visuais. 2018. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em
Diversidade e Inclusão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
MONTEIRO, Lúcia M. F. da S. O Corpo como Agente de Cognição de
Crianças Cegas: Uma Questão de Experiência. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade
de Psicologia, 2009. 210 fl.
Tese de Doutorado.
PASCHOAL, C. L. L. Lembrança e Esquecimento em Narrativas de Si: uma
bricolagem de fragmentos de vidas de pessoas cegas. Rio de Janeiro: UNIRIO,
Centro de Ciências Humanas e Sociais, 2017. 349 fl. Tese de Doutorado.
PLETSCH, Márcia Denise. O Professor Itinerante como Suporte para a
Educação Inclusiva em Escolas da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 2005.123f.
Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: UERJ, Faculdade de
Educação, 2005.
ROSA, P. I. da. A Prática Docente e os Materiais Grafo-Táteis no
Ensino de Ciências Natuais e da Terra para Pessoas com Deficiência Visual: uma
reflexão sobre o uso em sala de aula. 2015. 260f. Dissertação
(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Universidade Federal
Fluminense, Niterói, 2015.
SOARES, G. de O. C. Orientações Pedagógicas para o Atendimento
Educacional Especializado de Crianças com Deficiência Visual de 0 a 3 Anos: um
guia para professores. 2019. 100f. Dissertação (Mestrado
Profissional em Diversidade e Inclusão) – Universidade Federal Fluminense,
Niterói, 2019.
SOARES, T. P. S. Representações Sociais de Tecnologia Assistiva de
Professores e Responsáveis por Alunos com Deficiência Visual. 2018. 158f.
Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de
Janeiro, 2018.
UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação: Necessidades
Educativas Especiais. Salamanca: Unesco, 1994.
VIANNA, P. M. da M.; RODRIGUES, M. R. C. Psicologia do
Desenvolvimento e da Linguagem do Deficiente Visual. Rio de Janeiro:
UNIRIO, 2008.
VYGOTSKY, L. S. Fundamentos de Defectología. Cuba: Editorial
Pueblo y Educación, 1997/1934. (Obras Completas, tomo cinco).
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins
Fontes, 1998.