Logo

Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual

Bibliografia

Deficiência Visual

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, Maria da Glória de Souza. Ver Além do Invisível: a imagem fora dos olhos. 2017. 238f. Tese (Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade). Rio de Janeiro: PUC-RIO, Departamento de Letras, 2017.

 

AMIRALIAN, M. L. T. M. Sou Cego ou Enxergo? As questões da baixa visão. Curitiba, PR: Educar, n. 23, p. 15-28, Editora UFPR, 2004.

 

BRASIL, 1989, Lei n. 7.853 de 24 de outubro de 1989. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11126.htm.

 

BRASIL, 2005, Lei 11.126, de 27 de junho de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11126.htm.

 

BRASIL, 2012, Lei n. 12.587 de 3 de janeiro de 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm.

 

BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm.

 

BRUNO, M. M. Garcia. O Significado da Deficiência Visual na Vida Cotidiana: análise das representações dos pais-estudantes-professores. 1999. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação). Campo Grande MS, Faculdade Católica Dom Bosco, 1999,

 

BRUNO. O Desenvolvimento Integral do Portador de Deficiência Visual: da intervenção precoce à integração escolar. São Paulo: Laramara, 1993.

 

BROWN, Barbara. The Low Vision Handbook for Eyecare Professionals. NJ, USA: SLACK Incorporated, 2007.

 

CAIADO, K. R. M. Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos. Campinas, SP: Autores Associados, PUC, 2003.

 

CERQUEIRA, J. B. O Legado de Louis Braille. IN: Benjamin Constant, Rio de Janeiro: IBC, 2009, p. 27-41.

 

COSTA FILHO, H. A.; BEREZOVSKY, A. Análise Crítica do Desempenho Evolutivo da Visão Subnormal no Instituto Benjamin Constant. Arq. Bras. De Oftalmol. 2055;68(6): 815-20.

 

FREITAS JUNIOR, Robson Lopes de. Práticas de Ensino Fundamental em Geografia, através de Geotecnologias, no Âmbito da Educação Especial para Alunos de Baixa Visão do Instituto Benjamin Constant (IBC) – Município do Rio de Janeiro. 2018. 155f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018.

 

FIGUEIREDO, E. L. A. A construção de materiais especializados no cotidiano de estudantes de baixa visão nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 134F. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2022.

 

FIGUEIREDO, J. R. M.  O Presente pelo passado: variação verbal em narrativas de deficientes visuais. 2012. 165f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

 

FRANCO, V. Paixã-dor-paixão, phatos, luto e melancolia no nascimento da criança com deficiência. Ver. Latinoam. Psicopatol.funtam. Vol 18, nº 2, São Paulo, 2015.

 

GUERREIRO, P. Instituto Benjamin Constant 150 anos. Rio de Janeiro: Fundação Cultural Monitor Mercantil, 2007.

 

HADDAD, M. A. O; SAMPAIO, M. W. Aspectos Globais da Deficiência Visual. IN: SAMPAIO, M. W; HADDAD, M. A. O; COSTA FILHO, H. A da. e SIAULYS, M. O. de C. Baixa Visão e Cegueira: os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2010, p. 7-16.

 

LAVORATO, Simone Uler. Método Dialógico, Descritivo e Acessível – DDA: uma estratégia pedagógica para adaptação de material didático para o ensino de ciências na perspectiva da escola inclusiva. 2018. 144f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

 

MACHADO, A. M.; CLAUDIUS. Troca-troca. São Paulo: Editora Moderna, 1988.

 

MARTIN, M. B. e BUENO, S. T. Deficiência Visual: aspectos psicoevolutivos e educativos. São Paulo: Livraria Santos, 2003.

 

MARTINS, Helena. Três Caminhos na Filosofia da Linguagem. IN: MUSSALIN, Fernanda; BENTS, Ana Cristina (orgs.). Introdução à Linguística - Fundamentos epistemológicos. V.3. São Paulo: Cortez, 2004, p.439-473.

 

MASINI, Elcie. F. Salzano. A Pessoa com Deficiência Visual: um livro para educadores. São Paulo: Vetor, 2007.

 

MELLO, Humberto Bethoven Pessoa de. Produção e Validação da Caixa Tátil-Sonora como Ferramenta Educacional de Tecnologia Assistiva para Alunos Deficientes Visuais. 2018. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.

 

MONTEIRO, Lúcia M. F. da S. O Corpo como Agente de Cognição de Crianças Cegas: Uma Questão de Experiência. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Psicologia, 2009. 210 fl.

Tese de Doutorado.

 

PASCHOAL, C. L. L. Lembrança e Esquecimento em Narrativas de Si: uma bricolagem de fragmentos de vidas de pessoas cegas. Rio de Janeiro: UNIRIO, Centro de Ciências Humanas e Sociais, 2017. 349 fl. Tese de Doutorado.

 

PLETSCH, Márcia Denise. O Professor Itinerante como Suporte para a Educação Inclusiva em Escolas da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 2005.123f. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: UERJ, Faculdade de Educação, 2005.

 

ROSA, P. I. da. A Prática Docente e os Materiais Grafo-Táteis no Ensino de Ciências Natuais e da Terra para Pessoas com Deficiência Visual: uma reflexão sobre o uso em sala de aula. 2015. 260f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

 

SOARES, G. de O. C. Orientações Pedagógicas para o Atendimento Educacional Especializado de Crianças com Deficiência Visual de 0 a 3 Anos: um guia para professores. 2019. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

 

SOARES, T. P. S. Representações Sociais de Tecnologia Assistiva de Professores e Responsáveis por Alunos com Deficiência Visual. 2018. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2018.

 

UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação: Necessidades Educativas Especiais. Salamanca: Unesco, 1994.

 

VIANNA, P. M. da M.; RODRIGUES, M. R. C. Psicologia do Desenvolvimento e da Linguagem do Deficiente Visual. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2008.

 

VYGOTSKY, L. S. Fundamentos de Defectología. Cuba: Editorial Pueblo y Educación, 1997/1934. (Obras Completas, tomo cinco).

 

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.