Atendimento à Pessoa com Deficiência Auditiva
Bibliografia
DEFICIÊNCIA
AUDITIVA
Referências Bibliográficas
BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. Dicionário didático de português. São
Paulo: Editora Ática, 1998.
BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais
e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de
deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília:
Diário Oficial da União, 2000.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua
Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: Diário
Oficial da União, 2002.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº
10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais –
Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília:
Diário Oficial da União, 2005.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de
Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Brasília: Diário Oficial da União, 2015.
CARDOSO, Vilma Rodrigues. Os
dicionários da língua brasileira de sinais e suas contribuições. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 2, n.1,
p. 50-66, jan./jun., 2017.
CARLONI, Luis Eduardo Monteiro; PELIZARO,
Sophia Costa Fernandes; MELO, Heloisa Helena Vallim de. Revista Eletrônica de Letras, v. 14, n. 14, jan.-dez. 2021.
CASTRO, Sebastião Vicente de. Anatomia fundamental. São Paulo: Mc
Graw-Hill, 1983.
CATARINO, Elisângela Maura; RIBEIRO,
Maysnara Santos. Conquista e desafio da pessoa surda. IV CONGRESSO NACIONAL DE
PESQUISA MULTIDISCIPLINAR UNIFIRMES. Mineiros-GO. Anais [...]. Mineiros, 16-18 mai. 2022.
COSTA, Paulo Henrique da. O surdo e sua família: uma análise
qualitativa a partir dos determinantes sociais da saúde. 2022. 57 f. Monografia
(Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2022.
CRISTIANO, Almir. Os 8 tipos de
surdez. Libras. 30 set. 2018.
Atualizado em: 19 mar. 2020. Disponível em: https://www.libras.com.br/os-8-tipos-de-surdez.
Acesso em: 10 mar. 2023.
CROMACK, Eliane Maria Polidoro da
Costa. Identidade, cultura surda e produção de subjetividades e educação:
atravessamentos e implicações sociais. Psicol.
cienc. prof., v. 24, n. 4, dez. 2004. DOI:
https://doi.org/10.1590/S1414-98932004000400009
CUNHA, Antônio Pinto da; CÔRTES,
Diego Alves; FERREIRA, Gilberto dos Reis. Perda auditiva induzida pelo ruído
ocupacional. Humanidades & Tecnologia
em Revista (Finom), v. 16, ano XIII, jan.-dez. 2019. ISSN: 1809-1628
FERREIRA, Duana Deys Gonçalves de
Souza. A importância da família para o
desenvolvimento educacional do surdo. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de
Curso (Especialista em Libras) – Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia da Paraíba, Universidade Aberta do Brasil, Patos, 2021.
FESTA, Priscila Soares Vidal; OLIVEIRA,
Daiane Cristine de. Bilinguismo e surdez: conhecendo essa abordagem no Brasil e
em outros países. Ensaios Pedagógicos,
Revista eletrônica do curso de Pedagogia das Faculdades Opet, dez. 2012.
ISSN 2175-1773
GARCIA, Renata Rodrigues de
Oliveira. Qualidade de vida da pessoa
surda no ambiente familiar. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências
da Saúde) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
GESSER, Audrei. Libras, que língua é essa? – crenças e
preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo:
Parábola Editorial, 2009.
HONORA, Márcia. Inclusão educacional de alunos com surdez:
concepção e alfabetização [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2015.
LEITE, Emeli Marques Costa. Os papéis do intérprete de libras na sala de
aula inclusiva. 2004. 190 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) –
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
LEÔNCIO, Érika Lourrane; ZAVAGLIA,
Claudia. Lexicografia das línguas de sinais: resgate histórico e estudo
descritivo. Signótica, Goiânia, v.
32, jul. 2021.
LÍNGUA. In: MICHAELIS Moderno
Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2023. Disponível em:
LIMA, Daisy Maria Collet de
Araujo. Educação infantil: saberes e
práticas da inclusão – dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. 4.
ed. Brasília: MEC, Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal,
Secretaria de Educação Especial, 2006.
MIRANDA, Dayse Garcia. Libras,
bilinguismo e educação bilíngue: o território do surdo. Signótica, Goiânia, v. 32, 2021. DOI: 10.5216/sig.v32.64643
PEREIRA, Maria Cristina da Cunha
et al. Libras: conhecimento além dos
sinais. São Paulo: Pearson, 2011.
QUADROS, Ronice Müller de. O tradutor e intérprete de língua brasileira
de sinais e língua portuguesa. Brasília: MEC; Seesp; Programa Nacional de
Apoio a Educação de Surdos, 2003.
SANTANA, Ana Paula; BERGAMO,
Alexandre. Cultura e identidade surdas: encruzilhada de lutas sociais e teóricas.
Educ. Soc.,
Campinas, v. 26, n. 91, p. 565-582, mai./ago. 2005.
SILMAN,
Shlomo; SILVERMAN, Carol A. Basic audiologic testing. In: SILMAN, S.;
SILVERMAN, C. A. Auditory diagnosis:
principles and applications. San Diego: Singular Publishing Group, 1997, p. 44-52.
SILVA, Isabella Monteiro de
Castro. Tipos de perda auditiva. In:
UNA-SUS/UFMA. Curso Comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e
surda na Atenção Primária à Saúde. Comunicação, perda auditiva e atenção à
saúde da pessoa com deficiência auditiva e surda: uma inter-relação necessária.
São Luís: UNA-SUS/UFMA, 2020.
SKLIAR, Carlos. Bilinguismo e
biculturalismo: uma análise das narrativas tradicionais na educação dois
surdos. Revista Brasileira de Educação,
ago. 1998.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda.
Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.